Nesta segunda-feira (26), a secretária de Educação e deputada federal licenciada, Rejane Dias, esteve no Jornal Agora para falar sobre as ações da pasta durante o período de sua gestão, bem como sobre os avanços na qualidade da educação piauiense.
Mais cedo, a secretária havia participado da solenidade de entrega de prêmios a alunos do Pré-Enem Seduc que conseguiram a aprovação em vestibulares no estado. Rejane Dias destacou a importância do programa e destacou que, em 3 anos, mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas por ele.
“Entregamos vários prêmios para nossos alunos que foram destaques nas cerca de 21 gerências regionais e também buscamos valorizar nossos gerentes regionais, coordenadores pedagógicos, supervisores porque, na verdade, é todo um trabalho de uma equipe que se envolve no Pré-Enem Seduc e tem produzido bons resultados. Desde 2015, há um crescimento da inserção dos nossos alunos no ensino superior. Ao longo desses três anos, mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa e agora teremos 10 mil alunos de nossa rede que irão ingressar no ensino superior, que passaram para Medicina, Engenharia, Direito”, afirmou.
De acordo com Rejane Dias, neste ano o Pré-Enem Seduc terá ações especiais voltadas para a área das ciências exatas, tendo em vista que a área ainda é uma grande dificuldade para a maioria dos estudantes.
“A gente tem sempre se preocupado de estar sempre inovando, trazendo novidades. Ano passado, foi a redação online e neste ano iremos intensificar a questão das disciplinas de ciências exatas e teremos algo mais direcionado para estas disciplinas, através do Canal Educação. É um reforço específico para estas disciplinas que são tidas como ‘bicho papão’”, destacou.
Concurso público
A secretária também destacou que o Governo do Estado já chamou cerca de 1700 professores aprovados no concurso público de 2014 e planeja chamar todos até o fim de 2018.
“Nós tivemos o concurso de 2014 e apresentamos um cronograma de chamamento destes professores e a gente vinha chamando de acordo com esse cronograma, tanto que já chamamos em torno de 1700. Esse ano, por conta do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, tivemos que levar em consideração levantamentos sobre a quantidade de professores aposentados, dos falecidos e depois disso fizemos essa nomeação, então houve uma espécie de substituição e agora iremos dar prosseguimento de tal maneira que possamos chamar a todos”. disse.
Universidade Aberta do Piauí
Rejane Dias ainda destacou a importância da criação da Universidad Aberta do Piauí, que até o fim deste ano deve universalizar o ensino superior no estado do Piauí, com curso superior em todas os municípios do estado.
“Construimos uma parceria muito importante com a Universidade Estadual do Piauí e lançamos o primeiro vestibular com 3 mil vagas para 60 municípios e tem sido um sucesso. O estado do Piauí, mesmo diante dessa crise, com todas as dificuldades, usando a tecnologia a gente agora caminha para a universalização do ensino superior, que deve acontecer até o final desse ano. Nós, também, já universalizamos o ensino técnico profissionalizante em todo o estado e isso também é uma grande conquista”, destaca.
Balanço da gestão
Deputada federal licenciada, Rejane Dias irá deixar a Secretaria de Educação até o dia 7 de abril para disputar a reeleição à Câmara Federal em 2018. A secretária fez um balanço dos três anos que esteve à frente da pasta e destacou os pontos onde houve melhorias mais significativas na área.
"Hoje o estado do Piauí, proporcionalmente falando, é o estado que mais cresceu em número de matriculas. Em 2015, eu encontrei em nossa rede 245 mil alunos e estou deixando com 322 mil alunos. Isso é muito importante porque melhoramos o acesso e a permanência desses alunos, o que permitiu um incremento a mais no Fundeb. Outro ponto foi a melhoria na infraestrutura de nossas escolas, porque esse era um drama, que ainda continua apesar dos investimentos que foram feitos da ordem de R$ 150 milhões de 2015 até aqui. Só de equipamentos foi em torno de R$ 70 milhões, tanto é que iremos encontrar amanhã uma escola novinha", afirmou.