Faltando apenas 4 dias para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020, principal porta de entrada para instituições de ensino superior. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará na noite da próxima quinta-feira (14) o "Corujão da Vitória", uma mega revisão que, além dos conteúdos, também prepara o emocional dos alunos.
Em entrevista ao Jornal Agora, o coordenador do projeto Pré-Enem Seduc, Wellington Soares, contou que nesta edição o ‘Corujão da Vitória’ foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira acontecerá na quinta-feira (14) a partir das 20h até as 1h de sexta-feira (15) e a segunda etapa será realizada no dia 21 de janeiro.
Devido a pandemia do novo coronavírus, a última revisão preparatória desse ano vai ocorrer de forma remota e não contará com a tradicional presença de alunos virando a noite junto aos professores no auditório. As duas etapas do Corujão serão transmitidas ao vivo pela Rede Meio Norte (Canal 7.1), das 20h às 1h da madrugada e por meio do Canal Educação.
"Este ano resolvemos fazer em duas etapas, faremos um agora de quinta para sexta-feira a partir das 20h até 1h ao vivo através da TV Meio Norte, TV Antares e Youtube no Canal Educação. Vamos revisar as matérias para as provas de domingo, vamos revisar, linguagem, redação e as matérias de ciências humanas; história, geografia, filosofia e sociologia. Retornaremos no dia 21, na segunda etapa, revisando as matérias das provas do dia 24, aí vamos revisar as matérias de ciências exatas, matemática, biologia, química e física", contou o professor.
Os estudantes que participarem dos dois encontros vão poder interagir através dos canais de interação da Rede Meio Norte e do Canal Educação, além das redes sociais do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) e canal no YouTube Meio Norte Mais e da Seduc-PI. A apresentação da transmissão será feita pela jornalista Shirley Evangelista e o professor Wellington Soares, coordenador do Pré Enem Seduc, que vai interagir com os professores e ler as perguntas enviadas pelos alunos.
Sobre a polêmica do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, o professor Wellington Soares afirmou que os alunos do projeto estão preparados para realizarem as provas nos dias 17 e 24 de janeiro, mas caso as provas sejam adiadas, terão mais tempo para trabalhar mais conteúdos.
"Estamos nos preparando para realização, o adiamento das provas é uma decisão que não depende da gente, da Seduc, do governo do Estado, do nosso projeto pré-Enem Seduc, estamos trabalhando, se ocorrer os nossos alunos estão preparados, se for adiado teremos mais tempo para trabalhar mais conteúdos", disse.
No Piauí, são 135.178 estudantes inscritos para o exame, segundo balanço divulgado pelo Inep, que também contabiliza 5,78 milhões de inscritos em todo o Brasil. De acordo com a Seduc, são 133.786 inscrições para o exame impresso e 1.392 para o Enem digital no Piauí. A pandemia da Covid-19, resultou no adiamento das provas que serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Segundo o governo federal, as questões do Enem 2020 já estavam prontas antes da pandemia e o conteúdo continua sendo o mesmo. Quanto ao Enem digital, o Ministério da Educação (MEC), cogita que a prova poderá ser totalmente digital até 2026.
Assista a entrevista