Com a proximidade do novo ano letivo, pais e responsáveis se preocupam com o aumento estimado das mensalidades das escolar particulares em Teresina.
Devido ao baixo índice de aprovação e qualidade do ensino público, muitos deles optam por matricular e manter os filhos em escolas particulares, medida que, na maioria das vezes, assegura uma educação de qualidade e formação de cidadão responsáveis.
Segundo informações, o aumento poderá chegar a 10% do valor atual, fato considerado pela maioria dos pais como abusivo.
“Se a mensalidade aumentar mais não teremos condições de manter nossos filhos na escola particular”, disse Maria da Paz, mãe de alunos.
Francisco Leite, da Associação de pais e alunos das escolas particulares, afirma que se houver abuso no aumento do valor das mensalidades eles irão acionar o Ministério Público.
“Estamos numa inflação beirando 8% e se essas escolas aumentarem muito as mensalidades não será correto”, disse Francisco Leite.
As escolas não quiseram se pronunciar sobre o caso, mas em nota afirmaram que posteriormente divulgarão as planilhas com valores ajustados.
Segundo a Comissão de Direito do Consumidores da OAB, representado pelo Presidente Luciê Viana, é preciso estar atento aos ajustes na hora de analisar as mensalidades.
“As escolas irão montar uma planinha de custos explicando o aumento, os pais irão analisar com cuidado essa planilhas com justificativa. A OAB está a disposição para levar a frente a defesa de todos os consumidores piauienses”, disse Luciê Viana.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook