Queimadas e período seco contribuem para a propagação de incêndios

Queimadas e período seco contribuem para a propagação de incêndios

Com o início do período mais quente do ano no Piauí aumentam os registros de incêndios no estado. Com isso, a demanda do Corpo de Bombeiros aumenta consideravelmente. Em 2016, os Bombeiros já foram acionados para apagar incêndios mais de 400 vezes. 

Na capital, os Bombeiros têm apenas 4 viaturas e, além de Teresina, a corporação está presente em outros 3 municípios: Floriano, Picos, Parnaíba e Teresina.

“As queimadas, em questões agrícolas, provocam uma demanda muito grande e um comprometimento dessa questão operacional, de estrutura. É uma situação excepcional, temporária, que ocorre justamente nesse período mais quente”, afirmou o Major Antonio Veloso, do Corpo de Bombeiros. 

No interior do estado, a situação é ainda mais grave com queimadas descontroladas destruindo áreas de preservação, propriedades e redes de abastecimento de água e energia. 

Devido cortes nas verbas federais, de 7 brigadas de incêndio apenas 4 continuam ativas, todas no sul do estado, onde existe o maior número de focos de incêndio, até agosto já haviam sido registrados quase 2700 focos de incêndio na região. 

Tópicos
SEÇÕES