No último fim de semana, quatro cães morreram após terem reações adversas à vacina contra a raiva, cuja campanha aconteceu em Teresina no último sábado (03).
De acordo com a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde, Oriana Bezerra, amostras foram colhidas e serão encaminhadas ao Ministério da Saúde, que por sua vez acionará o laboratório fabricante da vacina antirrábica.
Ainda de acordo com Oriana, todo medicação pode acarretar em reações alérgicas nos animais e destacou que o custo beneficio da vacina está comprovado.
"Uma vacina é uma imunobiológico que é composto de um antígeno e mais conservantes. Toda medicação pode provocar uma reação adversa, se trabalha para que esse percentual seja o mínimo possível. A literatura diz que esta reação vacinal pode ocorrer na raiva em torno de 0,004%, dos casos, então se fizermos os cálculos que foram vacinados por volta de 95 mil animais em Teresina, o custo beneficio da vacina é muito importante, tanto para os animais quanto para as pessoas”, destacou.