O programa Olhar Bem, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado, tem realizado consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita em todas as regiões do Piauí.
Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas.
Atualmente o Programa está na cidade de Parnaíba, onde a meta é realizar, até o dia 16 de junho, 2400 consultas e 1000 cirurgias de catarata. Em seguida, os atendimentos acontecerão na cidade de Corrente.
"Eu conversei com os cirurgiões que fizeram os procedimentos e eles me disseram que das 280 pessoas que eles fizeram as cirurgias, 200 estavam na total cegueira, então dá para imaginar a importância e o valor que tem esse projeto", afirmou o secretário de Saúde da cidade de Parnaíba, David Soares.
Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade. Todos os pacientes submetidos a cirurgias recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.
O comerciante Raimundo Ferreira Nascimento explicou a sensação de voltar a enxergar após ter feito a cirurgia atraves do programa.
"Quando eu cheguei em casa que tirei o tampão, fiquei na maior alegria do mundo porque eu estava enxergando as plantas que antes eu não enxergava. Quando eu tirei o tampão já senti o brilho”, disse.
Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde.