O Professor Roberto Alencar esteve no Programa Agora e fez algumas considerações sobre o Exame Nacional no Ensino Médio (ENEM).
Há quatro dias do exame, muitos alunos ainda se sentem inseguros e não se fala em outra coisa nos bastidores da educação.
O Enem é pré-requisito para ingressar em universidades e faculdades em todo o Brasil.
“Hoje o Enem é o mais importante processo seletivo no âmbito educacional. O que se espera é que haja ainda mais seriedade na correção do exame, especialmente da redação”, disse Roberto Alencar.
Quanto ao possível tema de redação, Roberto aponta cinco linhas que podem ser exploradas.
“A primeira é de problemas ambientais, problemas sociais, crimes e violência contra a mulher, um tema relacionado com alguma lei e por último um problema cultural. Professores acreditam que os problemas ambientais podem ser explorados e estes possui o fator em comum da interferência destrutiva do homem. Se for um problema social e o aluno pode apontar a culpa do governo como fator determinante para os problemas. Se for o tema relacionado aos crimes, o aluno pode levantar a discriminação racial e como fator comum de todos os crimes,a impunidade e se for relacionado a alguma lei ele pode trabalhar a questão da falta de fiscalização para o cumprimento dessa lei” pontuou.
Ele citou mais temas prováveis para o Enem como a participação da mulher na sociedade, prática da justiça com as próprias mãos, violências nos estádios de futebol e o uso de aparelhos celulares.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook