No Piauí, cerca de 1900 candidatos foram afetados pelo adiamento das provas do Enem em escolas ocupadas por estudantes.
No estado, as provas no Instituto Federal do Piauí, campus zona sul, em Teresina, e no Bloco 01 do Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus, foram adiadas para os dias para os dias 3 e 4 de dezembro.
Os educadores orientam os candidatos que tiveram a prova adiada, a tirarem partido do fato para se prepararem melhor para o exame. De acordo com o professor Ellen Gera, superintendente de ensino superior da Seduc, os alunos que tiveram as provas adiadas ganharam a oportunidade de ter mais material para estudar, tendo em vista que terão acesso às provas realizadas em novembro.
“Primeiro, a gente tem que acreditar que a prova que vai ser realizada em novembro vai estar calibrada com a mesma dificuldade da prova de dezembro. Esse aluno, se você olhar pelo ângulo da oportunidade, ganhou mais um mês para se preparar. Logicamente que agora o aluno o aluno está ansioso, em um momento de dúvida, mas eu oriento que ele procure sua escola para que ele se conforte e durante o mês de dezembro, lembrar que ele agora vai ganhar como referência para estudo a própria prova que vai ser realizada no dia 5 e 6 de novembro, na verdade ele vai ter até mais material para estudar”, afirmou o professor.