Presos que tiveram saídas temporárias não cometeram crimes em THE

Presos que tiveram saídas temporárias não cometeram crimes em THE

De posse de dados da criminalidade na capital durante o mês de maio, divulgados pela Companhia Metropolitana de Polícia de Teresina, o juiz da Vara de Execuções Penais, José Vidal, resolveu realizar um levantamento acerca do comportamento dos detentos que recebem o direito à saídas temporárias em datas comemorativas, como o dia das mães. 

De acordo com o levantamento da Polícia Militar, no mês de maio, ocorreram em Teresina 946 roubos, 292 roubos ou furtos, 57 delitos envolvendo entorpecentes, 28 tentativas de assassinato e 28 homicídios. Com base destes dados, o magistrado decidiu averiguar se durante a saída temporária de detentos há um aumento do índice de crimes na capital. 

Segundo o juiz José Vidal, dos 236 apenados que foram beneficiados pelas saídas temporárias, apenas um foi acusado de roubo durante o período.“Isso evidencia que não há um aumento da criminalidade durante as saídas temporárias”, afirmou o magistrado. 

Ainda de acordo com o levantamento, na saída temporária do Dia das Mães foram registrados 10,75% roubos em média na semana, mesmo número das semanas anteriores à saída. 

"O objetivo é que o apenado volte para a sociedade sem cometer crimes e isso tem grande repercussão na sociedade porque não existe pena de prisão perpetua ou de morte, quem entra no sistema prisional um dia vai sair e se ele sair melhor, significa que vai haver menos crimes e mais segurança”, disse o juiz.

Tópicos
SEÇÕES