Presidente do TRE-PI revela mudanças e detalhes para eleições 2018

Presidente do TRE-PI revela mudanças e detalhes para eleições 2018

Na manhã desta sexta-feira (23/03), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Paes Landim, concedeu uma entrevista ao apresentador do programa Agora, Amadeu Campos, onde contou detalhes sobre as eleições de  2018. Segundo ele, o Tribunal está em fase de preparação para que a eleição ocorra de maneira correta e sem contratempos.

Amadeu Campos: O Tribunal está pronto?

Desembargador Francisco Paes Landim: O Tribunal está pronto para as eleições de 2018, está em fase de preparação de todos os atos destinados a realização êxitosa das eleições 2018.

Amadeu Campos: Nós vamos ter pela primeira vez 100% das urnas com a identificação biométrica. Isso vai fazer com que o resultado seja divulgado mais rapidamente?

Desembargador Francisco Paes Landim: Sem dúvida que isso ajudará na proclamação mais rápida dos resultados nas eleições de 2018. A par disso nós temos que considerar também que o Tribunal está de uma certa forma padronizando o número de eleitores por sessões, de tal maneira que sessões que tinham 500 eleitores, no interior por exemplo passam de 300, na capital que tinha um número maior passa a ter 400 eleitores de tal maneira que tudo isso combinado com o cadastramento eletrônico vai favorecer com certeza a proclamação mais rápida dos resultados.

Amadeu Campos: E essa readequação do número de eleitores por sessão também vai fazer com que ocorra menos filas.

Desembargador Francisco Paes Landim: Sem dúvida, a nossa expectativa é essa, reduzir o número de eleitores e os trabalhos fluirão de maneira mais rápida, mais veloz.

Amadeu Campos: O senhor está junto com os aparelhos de segurança do Estado preparando um plano para as eleições. Como vai funcionar?

Desembargador Francisco Paes Landim: Esse plano está sendo preparado pelo Tribunal Regional Eleitoral, tal qual aconteceu em eleições anteriores que existe sempre um plano de segurança para as eleições e neste ano de 2018 não é diferente. Nós já fizemos reunião com todos os órgãos militares, órgãos policiais e estamos recebendo os planos operacionais de cada um deles para as eleições de 2018 e aí nós analisamos esses planos, pedimos uma alteração ou outra , compilamos um plano gera para as eleições que implica também numa série de consequências, licitações para contratações de transporte e tudo mais. Nosso objetivo é oferecer segurança máxima nos locais de votação, no transporte das urnas de tal maneira que nós possamos ter uma eleição tranquia.

Amadeu Campos: E as fake news? Causam preocupação?

Desembargador Francisco Paes Landim: Com certeza. No entanto nós temos que considerar que o próprio Tribunal Superior Eleitoral já baixou resolução considerando por exemplo a fake news como uma notícia claramente inverídica. Toda notícia que for claramente inverídica e tenha caráter de propaganda eleitoral essa notícia será considerada propaganda irregular e deve ser suspensa imediatamente das rede sociais, ou mesmo dos jornais, internet se por acaso foi veiculado

Amadeu Campos: Quando o senhor assumiu, o senhor disse que tinha um compromisso em evitar que o poder econômico prevalecesse nas eleições. O senhor está trabalhando para isso? Como será a atuação da Justiça Nacional nesse aspecto?

Desembargador Francisco Paes Landim: A Justiça Eleitoral tem vários mecanismos para impedir a influência do poder econômico ou a influência do poder político também sobre os resultados das eleições ou de tal modo que venha a desequilibrar a igualdade que deve existir entre os candidatos e para isso nós temos que considerar que os recursos dessa campanha eleitoral virão sobretudo do tesouro nacional, é dinheiro publico. Não só o Tribunal Regional Eleitoral sobretudo o Tribunal Superior Eleitoral que é quem na verdade preside essas eleições em todos os níveis, o TSE está desenvolvendo mecanismos afim de que o dinheiro público seja aplicado de maneira correta e adequada do pleito de 2018.

Tópicos
SEÇÕES