A prefeitura de Teresina defende a aprovação do Projeto de Lei que irá instituir o IPTU Progressivo em Teresina. A medida tem com objetivo diminuir a especulação imobiliária em toda a zona urbana da capital.
De acordo com o projeto, terrenos sem utilização deverão pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com valor dobrado caso mão seja apresentado projeto de construção em curto prazo. Com a apresentação do projeto imobiliário, o proprietário terá prazo de até quatro anos.
Segundo o secretário de planejamento Washington Bonfim da prefeitura de Teresina, o projeto está em análise na Câmara Municipal.
“O projeto foi apresentado no final do ano passado em Teresina. Já foram feitas algumas reuniões entre o prefeito e entidades que reclamaram dúvidas, essa medida tem profunda relação com a mobilidade urbana e avanço da cidade. Essa discussão será levada a efeito no meus de abril pela câmara dos vereadores, a prefeitura tem todo o interesse nessa medida que atinge apenas os proprietários de grandes terrenos”, disse Washington Bonfim.
Segundo o secretário as regiões mais atingidas de Teresina serão o centro e corredores de mobilidade e passagem de transportes públicos.