O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, concedeu entrevista ao Programa Agora para responder as manifestações populares e outras questões de saúde na capital.
UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Renascença
“Nós iniciamos um processo de inovação gerencial na UPA do Renascença, infelizmente por conta de divergências, o aparelho fica ocioso e a população desassistida. Por conta disso vamos abrir a UPA no modelo tradicional para atender a população. Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, a UPA só poderá iniciar os serviços a partir de agosto. Como primeira UPA ela precisa ser exemplo e ter pessoal capacitado, isso necessita tempo”, disse.
HUT (Hospital de Urgências de Teresina)
“A superlotação do HUT já está dominada, temos período em que aparecem leitos ocioso. Isso se deu por conta da construção de 3 salas cirúrgicas ortopédicas. Além da gerência de leitos em outros hospitais de bairros para desafogar o HUT. Ontem mesmo estivemos um fórum relacionado à saúde e na discussão percebemos que algumas pessoas já falaram nessa mudança no HUT. Vamos construir uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com 20 leitos adicionais e reforma na sala de entrada no hospital, para humanizar a chegada do paciente. Vamos a longo prazo fazer a ocupação do terceiro andar. Emano Ferrer já se comprometeu em fazer uma emenda parlamentar para que isso aconteça”, declarou.
Mudanças no trânsito de Teresina
"A STRANS (Superintendência de Trânsito) iniciou um conjunto de mudanças na região leste e outras regiões de Teresina, depois elas seguirão e tomarão toda a cidade. Elas tem sido eficazes, obvio que toda e qualquer mudança provoca divergências. Mas elas forma feitas pautadas em critérios técnicos para minimizar os acidentes e ocorrências desagradáveis no trânsito. Em termos de médias e grandes obras, a prefeitura tem licitado várias obras, como a questão da ponte do Dirceu. Algumas outras obras também estão sendo tocadas pelo Governo do Estado", pontuou.
Concursos e Convocações
“Existem concursos em vigor, especialmente na área da saúde, em quase todos os cargos. Porém esses cargos já estão ocupados e o que acontecem são as reservas. Muitos desses concursos deverão aguardar até novembro deste ano. Mas essa administração foi a que mais chamou servidores convocados através de concurso público. Conforme ocorra o interesse público da prefeitura, eles serão convocados. Teresina tem crescido muito no seu aparelho de saúde, o que exige a convocação de servidores. Vamos ter ampliação de UPA e do Hospital do Monte Castelo que ocasionará outras convocações”, afirmou.
Projetos
“Estamos numa fase de elaboração de projetos. Na questão da segurança pública, sabermos que a população espera pela Guarda Municipal e combate ao tráfico de drogas. Vamos fazer um diagnóstico da situação e elaborar projetos de enfrentamento às drogas”, declarou.
Imagens: Kelson Fontinele