A pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, realizada entre os dias 7 e 13 de abril, aponta que o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e o ex-governador Wilson Martins (PSB) lideram a disputa pelas duas vagas do Piauí no Senado nas eleições gerais de outubro. A pesquisa foi comentada pelos pré-candidatos, com abordagem durante o Jogo do Poder desta quarta-feira (25).
O ex-governador Wilson Martins, que aparece em primeiro com 21,16% das intenções de votos estimuladas, agradeceu os números expressivos. “Agradecer a Deus e ao povo do Piauí por esse reconhecimento que é a pontuação em uma pesquisa de opinião pública. A credibilidade, a confiança danossa gente”, afirmou.
O senador Ciro Nogueira, que aparece em segundo com 16,51%, enviou um vídeo aoJogo do Poder comentando sua colocação. “Os últimos números da Pesquisa MeioNorte Amostragem nos deixaram felizes e bastante animados, porque estamos nas primeiras colocações e também reduzimos a nossa rejeição. Isso nos faz trabalhar cada vez mais pelo nosso Estado. Sabemos que estamos no caminho correto. Um grande abraço todos”, disse.
O terceiro colocado, o deputado estadual Doutor Pessoa, presidente regional do Solidariedade, que ainda está indeciso se vai disputar o Governo do Estado ou o Senado, possui 15,10% das intenções de votos. O político também comentou a pesquisa.
“A maioria delas [pesquisas] são maquiadas, maquiavélicas. Eu tenho consciência de que a maioria é distorcida. Dos dois cenários majoritários, eu estou relativamente bem como senador da República, e estou [bem] relativamente como governador do Piauí. Portanto, eu tenho que agradecer a Deus e ao povo”, comentou.
Regina Sousa (PT), que tem 14,75%, afirmou que não se pauta por pesquisa. A senadora disse que vai continuar desenvolvendo suas atividades.
“Eu não me pauto por pesquisa. Eu acho que é o pouco conhecimento que as pessoas tem de mim, e é minha primeira vez, a primeira eleição. Eu estou lá cumprindo mandato de suplente. Então será essa minha primeira eleição, e sinto que estou bem. Não vou me pautar por pesquisa e, boa ou ruim, eu vou continuar fazendo meu trabalho do mesmo jeito que eu sempre fiz, porque eu acho que é essa minha pauta. Os tramites que me identifico são Direitos Humanos, e eu não vou mudar. Eu não vou ficar em disputa para saber quem fez mais ou fez menos, porque quem está no governo sempre tem oportunidade de fazer mais. Eu só tenho minhas emendas que muitas vezes nem saem. Eu estou fazendo meu trabalho como candidata. Eu vou ser e com certeza meu partido vai me apoiar na convenção”, disse.
O deputado estadual Robert Rios (DEM) tem 11,76% e comentou sobre os resultados. “Acho que essa pesquisa representa muito mais aquele sentimento que nós estamos vivendo nas ruas. Isso me autoriza a continuar caminhando, eu sou muito grato ao povo do Piauí. Eu acho que o povo do Piauí está sendo excessivamente generoso com Robert Rios. Nós estamos lutando aqui há três anos na trincheira da oposição. O povo está compreendendo a nossa luta, a nossa garra, a nossa vontade. Eu quero ser senador da República, quero contribuir com o Piauí”, garantiu.
Conforme apurou Samantha Cavalca, o deputado Fábio Abreu poderá sair candidato ao Senado Federal. A jornalista conversou com o deputado em Brasília. Fábio Abreu confirmou que recebeu o convite, inclusive já havia essa especulação.
Segundo Samantha, o deputado foi e continua sendo sondado para disputar uma vaga como senador pelo Piauí. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, que já demonstrou que terá aliança com Fábio Abreu, teria cogitado a possibilidade.
Ao Jogo do Poder, Fábio Abreu afirmou: “Eu recebi o convite de fato, mas prontamente foi negado. Eu não abro mão da minha candidatura a deputado federal. Sou e permanecerei até o fim como candidato a Câmara dos Deputados. Foi dito um não, e tão logo recebi o convite”, disse Abreu.