Os arrastões tem assustado a população em várias regiões de Teresina e levado preocupação aos gestores que, pressionados pelos cargos que exercem, passaram a se manifestar em redes sociais pedindo providências por mais segurança. Foi o que fizeram recentemente o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso e o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho.
Na última terça-feira, sete atletas que estavam no Ginásio Poliesportivo Rui Lima, no bairro Bela Vista, zona sul de Teresina, foram assaltados por dois homens armados que pilotavam um motocicleta. A administradora do ginásio conta como a ação ocorreu. “Eles chegaram com uma arma na mão, o vigia estava no portão, as crianças estavam na quadra e eles simplesmente colocaram a arma e pediram para ninguém correr, pediram os celulares”, disse a mulher que preferiu não ser identificada.
Por conta da ação cinco jogos previstos de um campeonato de Teresina, que reúne mais de 6 mil atletas de várias modalidades esportivas, foram suspensos do ginásio e transferidos para outra praça esportiva no centro da capital. A mudança aconteceu depois que os pais das vítimas ligaram para o próprio secretário e pediram aumento da segurança, do contrário os atletas seriam impedidos de comparecer aos jogos.
“Não pudemos dar a garantia de que nada de ruim pudesse acontecer, quando os pais cobraram segurança eu não pude dar essa certeza. Por isso os jogos foram transferidos”, disse o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho.
No ginásio no centro de Teresina, onde serão feitos os jogos, atletas também foram assaltados recentemente e tiveram que pular um muro para o prédio Lindolfo Monteiro para escapar da ação dos bandidos. Ainda assim, seis aparelhos celulares foram tomados.