A Sociedade de Gastroenterologia do Piauí promove o 12º Congresso Norte/Nordeste de Gastroenterologia. Essa é a segunda vez que o Piauí sedia o evento reunindo cerca de 400 pessoas entre médicos, residentes e estudantes de Medicina. "Nós sediamos um evento muito amplo que vai abordar tudo sobre a área, inclusive, as patologias fazendo um interface ligando as especialidades, por que é multi-disciplinar. Tudo isso aqui em nosso Estado", disse Jozilda Duarte, presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Piauí.
O Congresso vai oferecer mais de 60 temas relacionados a Gastroenterologia. A pancreatite crônica, por exemplo, que é um dos problemas frequentes em todas as faixas etárias, foi conduzido pelo palestrante que veio de Brasília, o Dr. Columbano Junqueira Neto. " Cada patologia tem uma abordagem necessária para diferenciar uma da outra. Então eu espero passar isso de forma clara para os colegas para melhor entendimento. Nós iremos discutir as formas de tratamentos, pois cada uma, tem seu tratamento específico", relatou Columbano.
Entre a população, as queixas mais comuns são de desconfortos estomacais, náuseas, cólicas e diarréias. Temas muito abrangentes que foram abordadoa pelo especialista Eduardo André durante palestra que trouxe o tema "Síndrome do Intestino Irrtitado". Eduardo falou sobre o assunto. " Depende do que cada pessoa tem em intensidade de sintoma. Os sintomas passageiros, sintomas fulgazes, eles têm um alívio mais rápido, para que não haja prejuízo econômico para a sociedade e para as pessoas", destacou.
Além da variedade de temas, durante o evento 53 trabalhos científicos serão apresentados e as expectativas são as melhores possíveis. O Congresso acontece de 16 a 18 de Junho no Grab Hotel Arrey em Teresina.