O dia 9 de dezembro é o dia internacional de combate à corrupção e em todo Brasil estão acontecendo manifestações em alusão à data. Em Teresina, juízes e promotores protestam contra o pacote de medidas contra a corrupção em tramitação no Senado.
De acordo com os magistrados, os parlamentares desvirtuaram o projeto enviado ao congresso pelo Ministério Público Federal.
Para o presidente da Associação de Magistrados do Piauí, juiz Leonardo Trigueiro, a mobilização é para marcar esse protesto em relação aos projetos que tratam da corrupção.
“No Dia Internacional Contra a Corrupção, magistrados e membros do Ministério Público de todo o Brasil e o Piauí, que se inclui, protestam contra essas medidas que tramitam no Congresso. Medidas estas que visam retaliar e evitar a ação dos magistrado e do Ministério Público. A evidência disso ocorreu na semana passada, quando o pacote de 10 medidas Contra a Corrupção, que visava intensificar e combater a corrupção, foi completamente subvertido. Eles criaram uma medida que facilita a corrupção, que prescreve crimes”, afirmou.
Os magistrados discordam da posição da Ordem dos Advogados do Piauí, que classificou a justiça piauiense como uma das piores do Brasil, tanto pela falta de estrutura, quanto de funcionários.
"Não concordamos com essa posição colocado pelo presidente da OAB, admitimos nossas falhas, temos nossas deficiências, sobretudo, nos campos estruturais, mas, não no que diz respeito a ação firme e enérgica de toda a magistratura piauiense”, afirmou Leonardo Trigueiro.