Nesta terça-feira (22), o jornalista Amadeu Campos recebeu o prefeito de Teresina, Firmino Filho, no Agora. O tucano falou sobre a formação da nova equipe de secretários bem como sobre política.
O prefeito, que já anunciou Kleber Montezuma e Washigton Bonfim como os dois primeiros nomes do secretariado, falou sobre os critérios que tem utilizado nas escolhas e ainda anunciou um terceiro nome que fará parte da administração.
"Fundamentalmente estamos escolhendo técnicos e eventualmente levando em consideração indicações de natureza política”.
Perguntado por Amadeu se o secretário de Comunicação permaneceria no cargo, o prefeito emendou. "O Fernando Said só não fica se não quiser”. O jornalista então questionou o secretário, presente no estúdio, que prontamente aceitou o convite.
Guarda Municipal
Firmino Filho ainda falou que há uma previsão que a Prefeitura de Teresina convoque os aprovados no concurso da Guarda Municipal até o primeiro semestre de 2017.
"Em relação à Guarda Municipal nós temos o compromisso de, até o final do primeiro semestre, chamar aqueles que foram aprovados e entendemos que isso deva ser realizado”, disse.
O prefeito destacou que está sendo conduzido um trabalho em todas as secretarias com a intenção de reduzir despesas.
"Em relação a crise nós devemos fazer algumas modificações nas secretarias e estamos fazendo uma checagem intensiva de nossa capacidade de redução de despesas”, disse.
Uber
O tucano ainda comentou sobre a polêmica que envolve a instalação do Uber em Teresina. De acordo com ele, a cidade não necessita de uma ampliação do serviço, tendo em vista que a prefeitura concedeu mais de 400 alvarás para novos táxis na cidade.
"Com a tecnologia, nós temos a possibilidade de prestação de serviços que não são regulamentados. Por exemplo, da mesma forma que tem o Uber tem também aluguel de quartos que não são regulados. Está existindo, com a tecnologia, uma espécie de desregulamentação dos serviços, mas, é preciso que a gente possa parar e fazer uma reflexão: Por que existe um alvará de táxi? Basicamente, é porque esse é um serviço que precisa ser de alguma forma regulado pelo Estado. Nós temos que regular a medição da tarifa, os bons antecedentes do motorista, o estado de conservação dos veículos. Eu vejo com muita cautela essa discussão. Acredito que em Teresina com essa chegada de mais 480 alvarás de taxis, nós não estamos precisado de crescimento, nesse momento é desnecessário”, afirmou.
Candidatura em 2018
Firmino Filho descartou a possibilidade de deixar a Prefeitura de Teresina para se candidatar ao Governo do Estado ou ao Senado Federal, para ele essa possibilidade é “impossível”.
"Um dos compromissos que eu assumi nesta campanha foi que ficaria na Prefeitura de Teresina durante todo o mandato, durante os quatro anos. Portanto, não existe a possibilidade de a gente ser candidato a governador ou a senador em 2018, isso é impossível”, pontuou.