Nesta quarta-feira (22), o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, esteve na Assembleia Legislativa do Piauí apresentando o relatório das finanças do Estado no 1º quadrimestre de 2016.
O gestor apresentou mostrou aos parlamentares as medidas que podem ser tomadas para que o Piauí enfrente a crise e saia do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os deputados sugerem que o Governo Federal dê uma compensação ao Piauí, tendo em vista que o estado não tem dívidas com a União. Além disso, parte da bancada defende que haja uma reforma tributária no Brasil.
"Nós precisamos de uma reforma tributária no país, para arrecadar mais, mas, com uma tributação justa”, afirmou a deputada Flora Izabel (PT).
“Nós temos que conseguir uma forma de a despesa crescer menos que a receita, isso é um principio óbvio. Se eu estou com um desequilíbrio nas finanças, eu tenho que ter mecanimos para que a despesa cresça menos que a despesa. Minha sugestão é que isso seja discutido com a sociedade para que todos os segmentos suportem pequenos ônus para que não haja colapso”, afirmou o secretário.