Os moradores mais antigos do Conjunto Frei Damião, localizado na zona sudeste de Teresina, reclamam a falta de segurança e constante aumento em assaltos na região. Segundo o comerciante Cesário, a situação enfrentada pelos moradores é insustentável e ele afirma ter perdido a confiança para trabalhar.
“Eu não sei nem o que dizer. Com tanta insegurança, estamos com medo de trabalhar. Ficamos bastante assustados”, disse Cesário.
Os crimes ocorrem em sua maioria pela manhã e pela a tardinha. As paradas de ônibus do bairro são sempre alvos fácies dos bandidos. Algumas delas ficam vazias, pois as pessoas tem medo de sofrer com as ações delituosas de bandidos cruéis.
Segundo a dona de casa Maria Silva que mora há 16 anos no bairro já foi vítima de assalto e conta com tudo aconteceu. “Eu estava na parada de ônibus e chegaram de moto pegaram a arma, apontaram para mim, roubaram a bolsa e fugiram”, disse.
Muitos moradores tentam se proteger instalando grades de proteção em suas residências, mas é nas ruas que eles estão vulneráveis. O 8º Batalhão da Polícia Militar possui 8 viaturas de apoio da Força Nacional, mesmo assim os assaltos continuam acontecendo. “Nós estamos implementando policiamento de operação planejada para poder trabalhar essa questão dos assaltos. Além disso temos o apoio da Força Nacional”, disse Gilson Leite, comandante do 8 Batalhão da Polícia Militar.