O número de acidentes de trânsito tem crescido em todo o país, na maioria das vezes os acidentes acontecem por conta da associação de bebidas alcoólicas com direção, abuso de velocidade e ultrapassagens indevidas.
Em Teresina o índice de acidentes de trânsito aumentou 73% entre os anos de 2001 e 2011, esses dados são do Centro Brasileiro de Estudo Latino Americano.
Com o objetivo de diminuir os níveis desse tipo de violência, a campanha do Ministério Público pela paz no trânsito em defesa da vida foi relançada nesta sexta-feira (20). A instituição se preocupa com as estatísticas publicadas recentemente que incluem vários municípios do Estado entre as cidades mais violentas do Brasil em se tratando de mortes e lesões permanentes no trânsito.
“Estamos juntos com o Ministério Público e outras entidades para chamar a sociedade para a paz no trânsito. A paz no trânsito é mais vida”, disse Wellington Dias.
“Você fiscaliza e educa a população principalmente para não conduzir alcoolizado, a não dirigir sem itens de segurança. Essas ações de conscientizar a população ajudam em muito a diminuir índices de violência no trânsito”, disse o diretor do Detran (Departamento de Trânsito no Piauí), Aarão Lobão.
O objetivo da campanha é discutir medidas de atuação integrada em todo o Estado em desenvolvimento de políticas de repressão e correção.
“O conjunto dessas medidas em apoio a instituições de trânsito é sempre uma casa bem vida”, disse Isaías Segundo, coordenador de acidentes da Polícia Rodoviária Federal.
As atividades serão voltadas principalmente para municipalização no trânsito, intensificação de fiscalização e construção de banco de dados que possibilite a análise da situação real de cada região.