Marcelo Castro reafirma desejo do MDB de indicar o nome para vice

Marcelo Castro reafirma desejo do MDB de indicar o nome para vice

Nesta quarta-feira (31), o deputado federal e presidente do MDB no Piauí, Marcelo Castro, reafirmou que o seu partido irá reivindicar a vaga de vice-governador na chapa encabeçada por Wellington Dias para o Governo do Piauí, nas eleições de outubro. O parlamentar ainda descartou a possibilidade de uma candidatura de João Henrique Sousa pelo partido. 

Segundo o Marcelo Castro, um encontro com o governador deve acontecer nos próximos dias para discutir a formação da chapa de situação para as eleições.

“Ele (Wellington Dias) me passou um ‘zap’ dizendo que estava resolvendo uns problemas e que brevemente marcaria um encontro conosco, conforme eu havia solicitado. Para a gente discutir a situação política do Piauí e a inserção do PMDB na chapa majoritária”, afirmou Marcelo Castro. 

De acordo com Marcelo Castro, a base aliada precisa decidir como o MDB será inserido na chapa majoritária para o governo e ressaltou que o partido irá reivindicar a vaga vice-governador do estado. No entanto, o parlamentar não descartou a possibilidade de o partido ocupar a vaga de Regina Sousa (PT), indicando o segundo candidato a senador na chapa majoritária.  

“O que o PMDB entende? Nós temos quatro vagas majoritárias: governador, vice e duas de senador. Qualquer pessoa de bom senso vai olhar para essa chapa e dizer: a vaga de governador está ocupada, uma das vagas de senador é do Ciro Nogueira e está ocupada. Com todo respeito que tenho à Margarete Coelho, que é uma excelente vice, uma pessoa fantástica, minha prima, amiga, e à senadora Regina Sousa, que faz um excelente trabalho, as vagas que podem ser discutidas, evidentemente, são as vagas de vice e a outra vaga de senador. Então, o PMDB tem uma vaga de vice ou de senador para reivindicar, nós reivindicamos a vaga de vice, não quer dizer que vão nos dar, mas, nós temos o direito de reivindicar”, afirmou.  

Candidatura de João Henrique Sousa

O deputado federal ainda descartou a possibilidade de o MDB lançar a candidatura do presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique Sousa, em oposição ao governador Wellington Dias. Segundo Marcelo Castro, o ex-ministro não tem popularidade suficiente no estado para pleitear o cargo de governador. 

“Qual a primeira condição para uma pessoa ser candidato a governador? É ter voto, popularidade. O João Henrique é um excelente quadro. Foi ministro, deputado federal, secretário, tem uma ampla folha de serviços prestados ao Piauí, mas, o João Henrique, a última vez que foi candidato foi em 1998, agora em 2018 está completando 20 anos que ele disputou uma eleição. Você imagina que se fizer uma pesquisa hoje sobre o João Henrique, não é desmerecendo ele, eu tenho a convicção de que aproximadamente uns 95% da população do Piauí não conhece o João Henrique. Hoje para uma pessoa ser candidato a governador, tem que ter popularidade, um partido forte, e coligações”, destacou.

Tópicos
SEÇÕES