Invasão em área de preservação ambiental incomoda moradores na zona leste de Teresina

Invasão em área de preservação ambiental incomoda moradores na zona leste de Teresina

A invasão de uma área de preservação ambiental no Vale do Gavião, zona leste de Teresina, tem tirado o sono dos moradores que se sentem incomodados. A maioria dos invasores já possuem moradias, e além de estarem promovendo uma especulação na área, estariam cometendo crime ambiental.

A área ocupada é de preservação ambiental e pertence ao município, mas algumas áreas particulares também já estão sendo invadidas na região. segundo informações dos próprios moradores, 99% dos invasores já tem moradia.

O Senhor Joaquim Bernardo é um dos invasores que não tem moradia. “Eu estava morando com um sobrinho meu e não tenho onde morar”, disse Joaquim Bernardo.

O encanador Benedito Cesário, que mora no bairro, afirma que a maioria dos invasores já tem onde morar. “Cerca de 99.9% já tem onde morar, apenas esse 1% precisa de moradia, são pessoas carentes”, disse Benedito.

Os prejuízos para a natureza são incalculáveis, a área de preservação foi queimada e outra parte destruída. Durante a reportagem, a equipe do Programa Agora flagou o momento em que uma encanação clandestina era feita, ato que gera prejuízos para quem paga a conta do outro lado da rua. Mais de 200 pessoas ocupam a área, a cada duas semanas funcionários da prefeitura de Teresina derrubam os barracos  e retiram fios que são usados em desvios de energia elétrica.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que se contatada as irregularidades, a polícia ambiental será acionada.

Tópicos
SEÇÕES