No último dia 5 de agosto, criminosos arrombaram a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade de Simplício Mendes e levaram cerca de 900 cédulas para certificado de registro de licenciamento de veículo, todos em branco. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil da cidade.
Segundo o diretor de licenciamento e registro do Detran-PI, Wilson Gomes, os documentos roubados foram cancelados. Nós não temos como chegar a aquelas pessoas, mas, nós temos como bloquear aquelas cédulas, porque elas são enumeradas, têm uma série”, explicou.
Caso alguém tente realizar a transferência de algum veículo utilizando cédulas cujo o número de série está com o registro de furto, o Detran-PI encaminhará o caso para a Polícia Civil, para que seja aberto inquérito para investigar em quais circunstância o documento chegou até a pessoa.
Além do caso em Simplício Mendes, já foram registrados furtos deste tipo em Teresina e Picos e o Detran-PI não descarta o envolvimento dos arrombadores com quadrilhas especializadas na adulteração destes documentos e encaminhou a lista dos documentos roubados para a Polícia Rodoviária Federal e para o Departamento Nacional de Trânsito.