Alunos da Universidade Estadual do Piauí e representantes do Sindicato dos Servidores da Instituição e deputados estaduais estiveram reunidos em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi na manhã desta quarta-feira(18). A pauta em discussão foi a demanda da Uespi que há 30 dias está com as atividades paralisadas.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Estaduais não há negociação viável com o governo e a situação de perdas para a categoria, tem crescido consideravelmente. " Nós chegamos a sentar uma vez com o governo. A proposta oferecida não nos contempla em nenhuma das categorias. Nós temos muitos cursos perto de serem extintos e isso é um prejuízo muito grande para os nossos pólos em todo o Estado", disse Lina Santana - presidente do Sindicato Servidores da UESPI.
Professores e alunos protestaram bastante durante a audiência proposta pelo deputado Luciano Nunes do PSDB. O secretário de Governo, Merlong Solano, alega que a categoria dos servidores tem sido inflexível e que uma reivindicação já foi atendida. " Tá difícil, o movimento está bastante radicalizado e com um discurso doutrinário. O governador recebeu o movimento, já atendeu algumas reivindicações (promoções, plano de carreira e bolsas), até onde governo pode ir, o governador já atendeu", disse Merlong.