O prefeito Firmino Filho esteve no Programa Agora e falou de sua recente viagem à África, onde destacou o projeto Lagoas do Norte, aplicado em Teresina.
“Tivemos alguns aprendizados e experiências para desenvolvimento de esgotamento sanitário em áreas pouco desenvolvidas. O Projeto Lagoas do Norte foi destacado em uma conferência para ser exemplo para muito países. O Lagoas do Norte está com primeira fase implementada e esperamos reiniciar a segunda fase em 2016. O Projeto tem enfrentado de forma bastante positiva as cheias que tínhamos na zona norte de Teresina”, disse.
O prefeito destacou que a primeira fase do Lagoas do Norte abrange uma grande área na zona norte da capital. O projeto envolveu reassentamento de famílias que moravas às margens das lagoas, drenagem, construção de galerias, sistema de esgotamento sanitário e a construção do Parque, além de reformas feitas com recursos do Banco Mundial e Governo Federal. A segunda fase pretende beneficiar cerca de 80 mil pessoas.
Ainda sobre mobilidade urbana na capital, Firmino Filho declarou que melhorias serão feitas. “Sabemos que as pesquisas apontam que o sistema está ruim ou péssimo. Isso se deve as condições na cidade, temos mais de 420 mil veículos de transporte individual, o que faz com que haja congestionamentos. Temos que resolver esse problema que é complexo. A cidade já adotou planejamento em 2009, com a realização do plano diretor de transporte urbano, compreendendo a condição de criação de terminais de integração e corredores de ônibus, com divisão de linhas alimentadoras. Essa reestruturação precisa de obras que permitam a mudança, essas obras estão sendo feitas. Temos a pretenção de colocar ar condicionados primeiramente em ônibus de terminais de integração. Vamos adotar o ar condicionado alinhado às demais mudanças. Em breve teremos a inauguração do primeiro terminal de integração e em janeiro as primeiras linhas troncais terão ônibus com ar condicionado”, afirmou Firmino Filho.
Imagens: João Allbert