O Prefeito de Teresina Firmino Filho concedeu entrevista ao Programa Agora nesta quinta-feira comentando os motivos do polêmico aumento na passagem de ônibus coletivo na capital do Piauí.
“Infelizmente estamos percebendo um retorno da inflação neste ano, que está cima de 10%. Com isso temos aumento de insumos em todos os setores e bens de consumo da sociedade, como aumento da gasolina, do diesel, de alimentos e energia elétrica. Isso provoca a revisão tarifária no transporte coletivo, o aumento aconteceu tanto para a inteira quanto para a meia. Foi feita uma análise dos dados buscando minimizar os resultados disto. Sabemos que esse sistema está passando por um momento de muita dificuldade e precisa de uma reforma profunda. Teresina teve uma verdadeira inundação de carros e os congestionamento afetou o transporte coletivo e o plano diretor está sendo construído para melhorar o sistema de transportes em Teresina”, disse Firmino Filho.
O Prefeito de Teresina comentou ainda sobre as cobranças dos usuários quanto aos benefícios que essas melhorias podem trazer.
“Terminais de integração já estão sendo concluídos. A operação primeira do sistema será no Grande Dirceu, com implantação de novas linhas e transformações de linhas troncais com estrutura diferenciada e corredores exclusivos, ar condicionado e disponibilidades de saída ainda maiores. Nós estamos em processo de licitação e as obras já estão em andamento, esse processo faz parte de um conjunto de ações”, afirmou.
Firmino Filho falou ainda do impasse com a empresa Timon City, considerada pela população como uma empresa modelo. “É importante esclarecer esses fundamentos. Existem linhas de Teresina e de Timon, as linhas que fazem Teresina-Timon são geridas pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Uma empresa fazia este trajeto, os mais curtos eram cobrados R$ 2,00 e os mais longos R$ 2.50. Porém uma liminar proibiu a circulação da empresa nesse trajeto Teresina - Timon. Nas redes sociais foi comentado que as prefeituras de Teresina e Timon tinha impedido a circulação da empresa, mas isso é competência apenas do Governo Federal. Não temos nenhum impasse com isso, a empresa Timon City está inclusive convidada a fazer linhas aqui em Teresina e nós vamos fazer uma experiência com essa empresa como alternativa de melhorias para o sistema", pontuou Firmino Filho.
Dentre as considerações, Firmino Filho falou da Suspenção da Secretaria de Bem Estar Social e ainda respondeu questionamentos de telespectadores. Aguarde entrevista completa.