Nesta quinta-feira (23), o quadro Jogo do Poder repercutiu o encontro do governador Wellington Dias (PT) com o prefeito Firmino Filho (PSDB), que aconteceu na noite de ontem (22), em Teresina, após a polêmica envolvendo a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina, que o tucano alega ter sofrido influências externas com o objetivo de minar a possibilidade de ele se candidatar ao governo do Piauí em 2018.
O repórter Efrém Ribeiro ouviu o governador que afirmou que durante o encontro dos dois a polêmica não foi discutida. Wellington Dias destacou que o encontro com o prefeito visava discutir o abastecimento de água na capital.
“De nenhuma forma o prefeito colocou qualquer situação e certamente a Câmara Municipal é livre, autónoma para tomar as suas decisões e temos que respeitar as suas decisões e a relação que ela tem com o município de Teresina”, disse.
Perguntado sobre a possibilidade de Firmino Filho ser candidato a governador em 2018, Wellington Dias desconversou e afirmou que só trata sobre eleições no ano que vem.
“O governo do estado cuida aqui com muito trabalho dos interesses do povo do Piauí e das ações do governo. Eu quero tratar sobre eleições em 2018, a minha responsabilidade é de trabalhar pelo Piauí”, afirmou.
De acordo com a apuração da jornalista Samantha Cavalca, após a reunião com o prefeito e os secretários de Governo do município, Charles Silveira, e de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, Wellington Dias teria pedido uma reunião reservada com o prefeito para tratar sobre a polêmica na Câmara Municipal. Na conversa, segundo Samantha Cavalca, o governador afirmou a Firmino Filho ter desconhecido a entrevista de Themistocles Filho ao jornalista Ieldson Vasconcelos, no Bom Dia Meio Norte. O governador ainda teria questionado o tucano sobre sua vontade de ser candidato ao governo e Firmino voltou a afirmar que o possibilidade está na casa dos dois dígitos percentuais.
Reaproximação com o PMDB
De acordo com Efrém Ribeiro, o prefeito Firmino Filho esteve reunido com o vereador Zé Nito (PMDB), ligado ao deputado Themistocles Filho. O prefeito teria sido convencido pelo governador Wellington Dias que não houve interferência externa na eleição da Câmara Municipal.
Segundo apurou o jornalista Arimateia Carvalho, o ex-presidente da Fundação Wall Ferraz, James Guerra (PMDB), deverá assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina para compor a base de Firmino Filho. Na articulação, o prefeito deve convocar o vereador Luiz Lobão (PMDB) para assumir uma secretaria, cedendo a vaga para James Guerra. Um encontro entre o prefeito e o peemedebista deve acontecer na tarde desta quinta-feira.
O prefeito também esteve reunido hoje com o presidente da Câmara Municipal e pivô de toda a polêmica na Câmara Municipal. De acordo com ambos, ao fim do encontro, todas as arestas entre os dois foram aparadas e Jeová Alencar permanece na base do prefeito.
Confira a íntegra do quadro Jogo do Poder desta quinta-feira (23)