Fechamento dos Bancos Postais no PI é suspenso por ministro do TST

Fechamento dos Bancos Postais no PI é suspenso por ministro do TST

Nesta sexta-feira (30), o deputado federal Júlio César (PSD) esteve no Jornal Agora para falar sobre a decisão do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emmanoel Pereira, vice-presidente do TST, de suspender uma decisão que determinava o fechamento de 114 agências do Banco Postal no Piauí. 

De acordo com o parlamentar, as decisões que determinavam o fechamento das agências no Piauí exigiam um investimento em segurança que inviabiliza o funcionamento dos Bancos Postais no estado. 

"Houve duas decisões na Justiça determinando que seja colocado um sistema de segurança. Só os gastos com segurança armada é quase o dobro da arrecadação dessas agências, além disso, tinha também a decisão para colocar a porta blindada, a colocação dessa porta nas 114 agências vai custar R$ 11 milhões e como o Banco Postal é para servir os pequenos municípios, que não tem uma agência bancaria normal. O presidente dos Correios dentro das dificuldades e pelo alto custo ensejaram essas decisões havia decidido fechar dessas agências”, explicou.

Júlio César destacou que as agências do Banco Postal atendem 600 mil pessoas por mês no Piauí e têm uma função social importante, especialmente em cidades onde não há agências bancárias convencionais. A decisão sobre o fechamento das agências deverá ser discutida pelo colegiado de ministros do TST. 

"O ministro Emmanoel Pereira suspendeu ao recursos das duas decisões, até a decisão final do colegiado. Esses bancos, que têm importante função social, vão continuar funcionando”, disse.

Tópicos
SEÇÕES