A Fazenda Serra Negra, situada no município de Aroazes e é um patrimônio histórico do Piauí e uma das mais importantes arquiteturas do sertão nordestino, com referência da arquitetura portuguesa, mas que foi abandonada e esquecida nos últimos anos.
O arquiteto Olavo da Silva, disse que o casarão é uma construção de 1761 e foi construída para durar para sempre. “O que está resistindo ao tempo é o sistema construtivo dela, essa casa foi construída para eternidade”, contou. Para ele o modelo de gestão é a principal falha da conservação da casa e que precisa de uma instituição que mantenha uma manutenção constante.
O sociólogo Rubens Silva disse que estava passando pelo município e verificou que duas pessoas estavam morando de forma precária na casa e começou uma busca pela revitalização do casarão.
O ambientalista Alcide Filho, qualificou que o desperdício cultural da história da casa não é uma perda só para o Piauí, mas para o povo brasileiro. Segundo ele, apesar de ser tombada e protegida como patrimônio cultural, a casa corre o risco de desmoronar caso não seja feito uma revitalização urgente.
Rubens disse que a reforma da casa não pode ser realizado por qualquer profissional, é preciso ter um projeto especifico para quem for executar a obra e que esse projeto chegou a existir, mas não foi aprovado pelas instituições que o avaliaram. De acordo com o sociólogo, “as pessoas que devem se adaptar ao casarão e não ele a nós”.
No dia 10 de outubro vai acontecer uma audiência no Ministério Publico Estadual para tentar resolver as questões que impedem a reforma da casa e os profissionais convidam a população para se fazerem presente em busca da valorização e resgate desse patrimônio histórico cultural situado no Piauí.
Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook