A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou o relatório da Operação Carnaval realizado por meio de um trabalho integrado durante todos os dias de festas nas cidades pólos do Estado. O secretário de Segurança, Fábio Abreu, afirmou que foram registrados 6 homicídios, representando um dos menores índices se comparado com o mesmo período de anos anteriores.
“Nós temos levantamentos das principais ocorrências e chegamos ao fim do período carnavalesco onde as pessoas se divertiram com segurança. Nós tivemos 6 homicídios e se comparado com outros estados é um índice bem baixo para nós que tivemos o 5ª maior carnaval do Brasil. O Piauí está no topo com um dos menores índices de violência”, disse.
O secretário explica que a redução é resultado das ações de prevenção, ação e pós carnaval. “Altamente positiva essa avaliação que nós estamos fazendo e exatamente é resultado de várias ações que foram tomadas antes, durante e após o carnaval. Aqui na capital nós vamos apresentar o balanço do mês de fevereiro, que também vai ser um dos menores índices de redução apresentados para o mês de fevereiro e vamos trabalhar para proporcionar a sensação de segurança”, acrescentou.
Fábio Abreu também falou sobre os corpos das vítimas de um grave acidente na BR-135, que ainda não foram liberados. Segundo ele, já foi iniciado processo de licitação para construção do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML), que possibilitará atendimento mais rápido.
“Ao iniciarmos nossa gestão começamos a preparar o processo de licitação, onde haverá investimentos na faixa de R$ 3 milhões para construção do novo prédio do IML, sendo que o governador Wellington Dias já autorizou. A estrutura física vai ser iniciada ainda esse ano. Os equipamentos, que são muito caros, eu fui pessoalmente na Secretaria Nacional de Segurança, em Brasília, solicitar ao secretário para que a Senasp disponibilize os equipamentos. Então, é questão é burocracia para nós termos nosso laboratório”, informou.
Litoral tem carnaval mais seguro de todos os tempos
Em Luis Correia, litoral do Piauí, que concentrou milhares de turistas devido o EUPHORIA MEIO NORTE- 5ª maior carnaval do país, foi um dos mais segundos de todos os tempos, segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.
"Para nossa alegria nós montamos um esquema de segurança e executamos com muito sucesso. Nós tivemos por exemplo, no litoral piauiense o maior, o melhor e o mais seguro carnaval de todos os tempos desde que eu me entendo nesses 30 anos de polícia. A policia chegou lá cinco dias antes, montamos um esquema de segurança, levamos para o litoral mais 25 viaturas, posicionamos todas elas em pontos estratégicos e isso faz com que a gente se sinta com o sentimento de dever cumprido. Não tivemos nenhum homicídio vinculado ao evento carnaval nessas cidades", afirmou.