A Escola Municipal Mocambinho, conhecida como Escolão, já atendeu vários alunos da zona norte de Teresina. A escola agora enfrenta inúmeros problemas estruturais.
A escola é responsável por oferecer educação à crianças e abriga ainda o Centro de Identificação, uma Junta Militar, o Projeto Superação Sara Menezes e o Arquivo da Semec.
Mas o que se vê são banheiros deteriorados, fiação exposta, salas de aula sem portas e muita infiltração. Muitas salas estão desativadas por problemas no teto e forro.
As práticas esportivas esta comprometidas. As meninas reclamam por na ter espaço para fazer atividades físicas, as quadras precisam de reparos e principalmente de cobertura.
“Aqui tem pouco espaço e falta muita estrutura”, disse uma aluna da escola.
Em uma sala de informática com cerca de 40 computadores, apenas 5 funcionam. Falta manutenção e assistência técnica, o que impede as aulas práticas dos profissionais de educação.
“O que falta aqui é muito pouco, mas só dizem que não tem projetos”, disse José Lopes, morador do bairro.
A diretora da escola afirma que os 33 servidores se esforçam para manter a escola, apesar das inúmeras dificuldades. A Semec afirma que não há reformas programadas para o Escolão e que outras prioridades estão recebendo atenção.