A Secretaria Estadual de Justiça entregou vários equipamentos eletrônicos de segurança para a direção da penitenciária Irmão Guido. Os equipamentos servirão para facilitar os trabalhos dos agentes penitenciários e evitar que os presos tenham acesso a material não permitido.
Nesta terça-feira (20), a Secretaria da Justiça do Piauí inaugurou a reforma da parte administrativa e da cozinha da Penitenciária Irmão Guido. Também foram entregues equipamentos eletrônicos de segurança.
“Esse equipamento vai ajudar a coibir a entrada de objetos que são utilizados em fugas”, disse Fábio Keyller, diretor da penitenciária Irmão Guido.
A Secretaria da Justiça irá inaugurar ainda na tarde de hoje o Circuito Fechado de Câmeras da Casa de Detenção Provisória de Altos, o CFTV. Trata-se do sistema de monitoramento por meio de câmeras de segurança instaladas em toda a unidade penitenciária.
Na Irmão Guido, dentre os equipamentos de segurança estão scanner raios X, portais sensíveis a metal e detectores de metais. As solenidades contarão com a presença de Renato De Vitto, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen).
O secretário da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que essas melhorias nas duas unidades prisionais garantem mais avanços no tocante à humanização do tratamento dos visitantes e quanto à parte da segurança em si.
“São medidas necessárias e que, certamente, vão dar mais segurança às penitenciárias e mais respeito aos visitantes quando do procedimento de revista. Vamos avançar com melhorias como essas em todas as unidades prisionais do Estado”, pontua o gestor.
Texto: Redação Agora/Governo do Estado