O Deputado Federal Édio Vieira (PMDB/RR), concedeu entrevista ao Programa Agora e falou da Comissão Parlamentar de Inquérito do BNDES ( Banco Nacional do Desenvolvimento) a qual faz parte.
“Ao contrário do primeiro momento em que havia uma especulação muito forte, de que o BNDES estaria profundamente envolvido em financiamento de projetos temerosos no exterior, na verdade o que nós apuramos até o momento é que esses financiamentos encontram-se rigorosamente adimplentes, com pagamentos em dia e o risco de operação do BNDES não é maior do que o risco dos bancos dos grandes países. Dentro desse ranking de riscos, o BNDES encontra-se no contexto”, disse Édio Vieira.
O Deputado comentou ainda sobre a ação do Banco no exterior, que segundo informações, seria maior que sua ação no próprio Brasil.
“Veja bem, é preciso desmistificar essa situação. Nos últimos cinco anos o BNDES investiu menos de 2% fora do país. Houve épocas em que o BNDES chegou a investir até 18%. Ele não financia governos estrangeiros e sim empresas brasileiras. O investimento é feito em real e o retorno se dá em dólar. Estamos muito focados na proteção do BNDES para que não haja riscos”, finalizou Édio Vieira.