De acordo com o projeto da Secretaria de Estado da SegurançaPública do Piauí serão criados em todo o Estado, cargos de coordenadores de segurança com o objetivo de dar celeridade à processos administrativos nos municípios piauienses onde faltam delegados.
O SINDEPOL (Sindicato dos Delegados do Piauí) diz que a proposta é inconstitucional e que representa um retrocesso dentro dos quadros da polícia civil. “Quem comanda a polícia civil do Estado são os delegados de carreira. hoje temos um quadro bem deficitário, o que já foi bastante denunciado, temos a espera 49 delegados já preparados esperando para exercer suas funções. Então nada justifica uma ação inconstitucional, retrógrada. O Governo sabe qual é a necessidade, é muito simples. É preciso contratação”, disse a Delegada Andréa Magalhães.
Oito comarcas no Piauí estão sem atendimento. Segundo Riedel Batista, Delegado Geral da Polícia do Piauí, é preciso suprir a carência de mais de 120 municípios do Piauí. “É um custo muito alto para ter delegados, é preciso tomar alguma ação com essas coordenadorias. Assim vamos otimizar registros de boletins de ocorrência no Piauí”, disse Riedel Batista.