Após a prisão de dois homens acusados de ameaçarem uma mulher em troca de fotos e vídeos íntimos da vítima, nesta sexta-feira (04), o delegado titular da Delegacia de Repressão as Crimes de Informática, Daniell Pires Ferreira, fez um alerta para que outras pessoas não virem vítimas deste tipo de crime.
De acordo com o delegado, os acusados serão autuados por estupro por terem tido acesso à intimidade da vítima por meio de grave ameaça. Segundo o delegado, as pessoas devem evitar enviar fotos íntimas pela internet, mesmo que para companheiros.
"Hoje o estupro mudou, tanto os homens quanto as mulheres pode ser sujeitos passivos do estupro, mas, a gente sabe que a grande quantidade de vítimas são pessoas do sexo feminino. A gente sugere que as pessoas evitem postar em redes sociais e mandar para pessoas, mesmo que sejam de confiança, fotografias de conteúdo intimo, porque a relação pode acabar e quando essa relação acaba, o ser humano pode cometer essas atrocidades”, afirmou.
Caso queiram correr os riscos, o delegado orienta que as pessoas enviem este tipo de registros por email, que seria o mecanismo mais seguro.
"Se for enviar, evitar aplicações de internet que não obedeçam as leis brasileiras, que mande, por exemplo, através de emails, porque eles têm uma facilidade maior de a gente descobrir que começou esse tipo de crime”, explicou.