O número de trabalhadores com carteira assinada voltou a crescer no Brasil e o Piauí tem acompanhado esse crescimento. Por outro lado, a procura pelo Seguro Desemprego também aumentou, em proporções bem maiores.
Na sede principal do SINE (Sistema Nacional de Emprego), no centro de Teresina, cerca de 120 trabalhadores por dia dão entrada no Seguro Desemprego, semanalmente somam 600 solicitações, no final do mês, mais de 2.400 solicitações do seguro são encaminhadas.
Quanto à disposição de vagas de emprego, a quantidade pode variar de 3 mil a 800 vagas ofertadas por mês.
“O país teve um período de alta taxa de desemprego, mas atualmente o número de empregos aumento no Piauí, isso se dá pela chegada de grandes empresas no Estado. Mas também aumentou o número de pessoas que deram entrada no seguro desemprego”, declarou André Cortez, diretor do SINE/ PI.
Muitos desses problemas estão relacionados com fraudes, com pessoas que trabalham por um período, entram em acordo com o empregador e ficam recebendo salário do seguro.
O Ministério do Trabalho lançou uma nova carteira de trabalho com código de barra e dados cadastrais para evitar fraudes, ainda assim muitos trabalhadores se arriscam em fraudes, sem considerar as penalidades as quais se sujeitam.
“Isso é muito grave, tanto empregador como empregado respondem criminalmente após comprovação de fraude. Assim terá que devolver o valor do seguro e mesmo que após isso tenha direito ao seguro desemprego não receberá mais”, declarou Carlos Henrique, presidente da Comissão dos Direitos do Trabalhador da OAB/PI.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook