Comissão é formada para debater impasses sobre Porto de Luís Correia

Comissão é formada para debater impasses sobre Porto de Luís Correia

A audiência proposta pelo deputado federal Silas Freire (PR) , para debater o impasse sobre as obras do Porto de Luis Correia, aconteceu na Comissão de Viação e Transporte na Câmara de Deputados (CVT) nesta quinta feira, 13 de agosto.

O Ministro dos Portos, Edinho Araújo, conversou com a equipe do Programa Agora em Brasília e destacou o resultado da reunião que tratou da retomada de obras do Porto de Luíz Correia. Foi formada uma comissão para agir nos entraves legais e logísticos da grandiosa obra.

“Foi uma reunião importante com a participação de toda a bancada do Piauí, que mostra o interesse pelo Porto que tem muito a contribuir com o desenvolvimento do país. É uma obra importante não apenas para o Piauí, mas para o Brasil, porque 95% da importação brasileira passa pelos portos e este tem um histórico de 40 anos e queremos sanear esse passivo, com apontamento do Tribunal de Contas, para avançar. Se há algo que une o Piauí neste momento é a retomada desta obra”, disse Edinho Araújo.

O Deputado Federal Silas Freire, fez o requerimento da audiência pública.

“Foi proposta uma comissão que tem representante de todos os âmbitos, para dar segmento a esta obra. Temos que gravar dia 13 de maio, como um marco na nossa história, agora começa uma nova história para o porto. O Governador se propôs a lutar por isso. Hoje foi um dia especial, estou muito feliz por ser o autor desse requerimento e a partir de hoje estamos mais animados”, disse Wellington Dias.

Segundo o Governador Wellington Dias medidas serão tomadas imediato no que diz respeito ao Porto de Luís Correia.

“Reuniões já serão realizadas em breve, marcadas para setembro e outubro para ver as questões técnicas e participação da iniciativa privada. A questão financeira, o Estado está disposto em participar nisso, até mesmo pela importância que tem essa obra”, disse Wellinton Dias.

Comissão

A Comissão de Viação e Transportes promoveu nesta quinta-feira (13) audiência pública para avaliar a situação do Porto do Piauí (Porto de Luís Correia), cujas obras se iniciaram em 1976.

O deputado Silas Freire (PR-PI), que solicitou o debate e presidiu a comissão, assinalou que embora as obras tenham se iniciado há quatro décadas, até o momento o porto encontra-se inacabado, mas que hoje podemos gravar essa data. "Hoje foi uma data histórica para os que torcem pelo desenvolvimento do Piauí. Hoje com a autorização do Ministério dos Portos vamos criar uma comissão especial para, enfim, dar andamento aos impasses que rondam essas obras", comemora Silas Freire.

A situação inacabada prejudica o estado em diversos aspectos. O Piauí é o único estado litorâneo no Brasil que não possui um porto. 

Além do deputado Silas Freire, compuseram a mesa de debate o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo; o governador do Piauí, Wellington Dias e Roger Jacob, diretor comercial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) representando a Federação das Indústrias do Piaui. 

Durante o debate, o governador Wellington Dias louvou a iniciativa do deputado Silas Freire e se colocou à disposição para somar esforços junto à bancada federal piauiense em Brasília e à União. "Se fôssemos construir um porto do zero, procuraríamos outra localização, mas onde estão as obras existe uma viabilidade técnica e vamos resolver, para isso vamos entrar com recursos para completar com a União", declara o governador. 

Durante as considerações finais, o Ministro Edinho Araújo respondeu aos questionamentos da bancada piauiense. "Quero reiterar que a obra mais cara de todas é a obra paralisada. Com a criação dessa Comissão Especial, vamos achar uma saída. A população merece uma resposta olho no olho", comenta o ministro que ressalta que a comissão anunciada, e que já começa a atuar hoje, é um dos passos mais importantes para resolver todos os problemas. "A comissão especial será composta por membros da CVT e da bancada federal piauiense", informa Edinho Araújo.

Para finalizar, o deputado Silas Freire agradeceu a presença e o comprometimento de todos e foi categórico ao afirmar que hoje a bancada federal deu início a uma resposta que todo o Piauí merece. "Nós queremos esse porto e nós somos cobrados por ele. Essa Comissão Especial irá fiscalizar e acompanhar todos os trabalhos das obras do Porto. Precisamos de uma solução dentro da legalidade e da logística, para isso vamos ouvir todos os envolvidos e tomar as devidas providências. O importante é não cruzarmos os braços", declara o parlamentar piauiense.

Tópicos
SEÇÕES