Casos suspeitos de febre chinkunguya no Piauí são examinados em outro Estado

Casos suspeitos de febre chinkunguya no Piauí são examinados em outro Estado

A febre chinkunguya é uma doença que pode estar afetando muita gente neste período chuvoso. É preciso ter cuidado e não deixar água parada em casa.


Os casos de febre chinkunguya ainda não foram confirmados na capital piauiense. Segundo a Fundação Municipal de Saúde existem apenas suspeitas. Em 2014, cinco casos foram notificados, neste ano 35 estão em análise, deste total 3 já foram descartados e são não reagentes.

Os casos de maiores suspeitas em Teresina vieram do Suriname, os exames estão sendo feitos em Belém, em um laboratório considerado um dos melhores do mundo. O prazo para a entrega do resultado é de no mínimo, 90 dias.

“A Fundação Municipal de Saúde não pode confirmar a existência da febre chinkunguya em Teresina. Temos casos suspeitos e estamos aguardando resultados. É preciso esclarecer que muitas viroses com sintomas da febre estão aparecendo em Teresina”, disse Amariles Borba, gerente de vigilância da FMS.

A chinkunguya não tem potencial de evoluir para formas graves como a dengue, mas pode deixar o indivíduo com dores nas articulações que se estendem por meses e até por anos.

Tópicos
SEÇÕES