Antes um problema das grandes metrópoles, a violência se tornou um problema crônico do país, mudando a rotina das pessoas. Em Teresina, a violência dos assaltos e homicídios pode ser relacionada ao avanço do consumo de drogas e, cada vez mais, tem tirado o sono da população.
No Brasil, as prefeituras têm poderes limitados para atuar em segurança, já que a Constituição estabelece que a àrea é uma responsabilidade dos estados, a quem cabe organizar e manter as polícias civil e militar.
No entanto, os prefeitos podem contribuir com a Segurança Pública, por isso, é importante ficar atento às propostas dos candidatos à Prefeitura de Teresina para o tema.
Quem Quem (PTN)
"Nós temos a proposta da criação da Secretaria de Segurança Comunitária, essa secretaria vai trabalhar em parceria com o Governo do Estado, com as polícias militar e civil. Nós vamos levar para as principais praças de Teresina os antigos PPO’s. Vamos em dois anos atingir a meta estabelecida pelo Ministério Público de 1600 homens na Guarda Municipal".
Firmino Filho (PSDB)
"Queremos fazer uma grande parceria com o Governo do Estado, no chamado Projeto Vila-Bairro Segurança, que busca fazer intervenções do ponto de vista da urbanização daquelas comunidades que sejam as mais violentas. Fazer projetos sociais especialmente voltados para a juventude e, não menos importante, para que nós possamos nesse processo estar juntos da Polícia Militar e da Polícia Civil trabalhando de forma integrada com a nossa Guarda Municipal e garantindo melhores condições de segurança nessas comunidades".
Amadeu Campos (PTB)
"Nós vamos ter uma Guarda Municipal efetiva. Uma cidade como Teresina precisa de 1600 guardas municipais para que a gente tenha as patrulhas, a Patrulha da Cidadania para dar segurança a quem trabalha, a quem está na parada de ônibus, a quem está saindo de uma missa, de um culto e é roubado, é assaltado, furtado. Além dela, a Patrulha Maria da Penha para dar garantia às medidas protetivas de mulheres vítimas da violência e a Patrulha Ambiental para evitar os crime ambientais que Teresina sofre".
Dr. Pessoa (PSD)
"Nós vamos ser mais eficientes, cortando os desperdícios. Nós vamos deixa enxuta a Prefeitura, hoje tem 32 secretarias, nós vamos deixar em torno de 25, só aí nós vamos diminuir umas 7 secretarias, é dinheiro para a segurança e mais outras coisas”.