O lançamento do Carnaval de Teresina vai acontecer no dia 15 de janeiro pela Prefeitura, que pretende revitalizar a festa em 2015. Para isso, há um esforço para atrair público ao desfile das escolas de samba, que irá acontecer na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, na Avenida Marechal Castelo Branco. Em 2015, seis escolas de samba irão desfilar.
A princípio, seriam oito agremiações, mas duas desistiram (a Ziriguidum do deputado estadual reeleito Fernando Monteiro e a Unidos da Saudade. Segundo a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, as escolas “já começaram a receber o apoio para preparar a festa”. Brasa Samba, Sambão, Skindô e Mocidade Alegre do Parque Piauí, além da recém-estreante Unidos da Santana e da novata Galo Tricolor, já receberam em dezembro a primeira parcela do dinheiro prometido.
A segunda vai sair em janeiro e a última, antes do desfile. De acordo com os próprios presidentes de escolas, o grande obstáculo para a realização dos desfiles sempre foi a demora na definição e liberação da ajuda financeira para as agremiações prepararem seus desfiles. De acordo com Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que organiza a festa de momo, a antecipação da receita é fundamental para o sucesso do evento. “Diferente de outros anos, agora as escolas vão ter mais tempo para se preparar para fazer um bom desfile.
A partir do próximo ano vamos melhorar ainda mais esse planejamento, realizando reuniões a partir de março. Queremos que as agremiações participem como atrações dos eventos da Prefeitura durante todo o ano, mostrando que estão presentes não somente no Carnaval”, explica. A Prefeitura também já definiu as datas dos principais eventos carnavalescos da capital. O lançamento do Carnaval será dia 15. O Corso de Teresina vai acontecer no dia 7 de fevereiro e as inscrições para as Majestades do Carnaval e para o Concurso de Marchinhas já estão abertas, na sede da Fundação. A escolha do rei e rainha será no dia 23, na AABB.
O concurso de músicas carnavalescas acontecerá no dia 30 de janeiro. O Corso, dia 7, deve se consolidar como o maior evento pública da capital, reunindo mais de 200 mil pessoas. O percurso será mantido: o desfile de carros decorados começa na Avenida Marechal Castelo Branco e encerra na Avenida Raul Lopes. A Rede Meio Norte fará, mais um vez, a transmissão ao vivo do Corso. Durante os quatro sábados do mês de janeiro, também serão realizados os tradicionais bailes pré-carnavalescos do Iate Clube, em parceria com a Kalor Produções. O primeiro ocorre no dia 10 de janeiro