Nesta sexta-feira (03), o Detran-PI e a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) iniciaram uma série de blitzen com o intuito de conscientizar os condutores sobre as medidas de segurança e o cumprimento das leis de trânsito, especialmente no período carnavalesco. Cerca de 300 veículos foram abordados na ação de hoje, que aconteceu na avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona leste de Teresina.
"Esse mês de fevereiro, a gente tem uma ação especial, que estamos começando hoje e faz parte da "Operação Carnaval Sem Acidentes”, objetivando atingir a população para que ela se sensibilize no intuito de promover um trânsito seguro”, explicou Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito.
Na ação, motoristas e motociclistas foram abordados por policiais e fiscais do Detran e uma das falhas mais comuns foi o não uso do cinto de segurança.
De acordo com o tenente P. Filho, do Ciptran, a companhia além de buscar punir os condutores irregulares, os orienta sobre os principais riscos do período.
"A gente trabalha não somente com a parte punitiva, mas, também orientamos os foliões nesse período carnavalesco a procurar evitar os excessos, se beber evitar dirigir, antes de viajar procurar observar a condição do veículo e antes de viajar procurar descansar bastante”, afirmou o militar.