As lojas do Centro de Produção, localizado no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, amanheceram reviradas após ação de bandidos durante a madrugada. O local é alvo frequente e os comerciantes estão apavorados com a violência. Em dois anos foram cinco assaltos.
Os bandidos deixaram salas reviradas, o telhado ficou bastante danificado, inclusive com telhas quebradas, além de forros e portas quebradas e principalmente muito prejuízo para os comerciantes.
“A gente fica naquele leva e traz para casa, porque se a gente deixar aqui corre o risco deles levarem”, disse uma comerciante. “A gente fica muito triste, porque é daqui que tiramos nosso sustento. Eu faço meu trabalho, produzo aqui e aí os ladrões chegam e levam?”, questionou uma outra.
Dona conceição Ximenes tenta arrumar a bagunça deixada pelos assaltantes, e se revolta com a falta de segurança. “A gente está sendo vítima de bandido, não tem quem faça nada pela gente, só protegem bandido. Nós vamos fazer o quê?É aqui que eu trabalho”, relatou.
Uma rua ao lado do Centro de Produção, onde há muito mato, seria o acesso ao local por parte dos assaltantes. Os bandidos pulam a grade de ferro, arrombam as portas e roubam os objetos dos comerciantes, como explica Kléber Sobral, gerente centro de produção Mocambinho.
“Há esse terreno aqui próximo onde durante a noite fica escuro. Nós estamos pedindo o que for possível, um guarda municipal para aumentar a vigilância ou até mesmo a ronda, porque a gente não vê nenhuma viatura”, afirmou.
A Polícia Militar disse que a prefeitura precisa tomar providencias, com envio de um guarda municipal. O secretário de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, falou sobre quais medidas serão tomadas pela poder público municipal.
“Infelizmente ainda não é possível que a Guarda Municipal atue lá. A Guarda possui um projeto para Teresina, mas inicialmente foi destinada para espaços públicos de maior circulação. É natural que na eventual expansão da Guarda esses locais sejam beneficiados, isso dentro de um planejamento e não podemos confundir o trabalho da Guarda Municipal com o da Polícia Militar. Aliás, a Guarda tem prestado seu serviço muito bem, que fique claro aqui”, afirmou.