Áudios obtidos com exclusividade pela produção do Agora mostram detentos membros de facções criminosas discutindo o envio de dinheiro para que bandidos se mantenham no Piauí, bem como financiem ações criminosas no estado.
Nos áudios, um homem, que estaria preso na penitenciaria agrícola Major César e foi identificado como José Henrique, conversa com um líder do PCC, que estaria no estado do Mato Grosso do Sul.
Na conversa é possível perceber que o preso piauiense está prestando contas a outro detento das quantias recebidas pelos criminosos no Piauí durante o período de um mês.
De acordo com a Secretaria de Justiça, o conteúdo do áudio será investigado. No entanto, a Secretaria reforça que continuará cumprindo seu papel na manutenção da ordem e segurança publica, tratando preso como preso e não colaborando para fomentar a atuação de grupos criminosos no estado.
Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Lina Brandão, a Ordem irá apurar o conteúdo dos áudios e a atuação dessas facções criminosas no Piauí.
"Com relação a esses áudios, a nossa Comissão de Direito Penitenciário ainda está investigando, o que nos chegou conhecimento é que existem seis facções atuando no Piauí, temos conhecimento do PCC, do Primeiro Comando de Campo Maior, Primeiro Comando de Esperantina, Facção de Teresina e agora o Comando Vermelho”, afirmou.