Acidentes de trânsito, agressões físicas, atropelamentos e quedas de motocicletas. Todas elas associadas ao uso excessivo de bebida alcoólica. Durante o carnaval, essas foram as causas de procura por atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que registrou aumento de 92% a mais, segundo o diretor-geral, médico Gilberto Albuquerque.
“Houve um aumento. Esse aumento foi muito mais significativo nos pacientes esfaqueados e baleados, ou seja, aqueles que foram vítima de agressão, houve um aumento bem significativo. Já aqueles vítimas de acidente de motocicleta, que é o principal paciente nosso nesse período, houve também aumento. Nessa avaliação que fizemos, a bebida alcoólica está presente em 92% dos acidentes”, afirmou o diretor-geral do HUT.
De acordo com o HUT, 60% dos internações são de pacientes vindos do interior; 36% da capital e 4% de outros estados. No período do carnaval, os atendimentos aumentam, mas a média continua a mesma em porcentagem, pois as ocorrências crescem em todo o Estado.
Entre sábado e quinta-feira de 2015, 869 pessoas foram atendidas no HUT. Os números de 2016 podem ultrapassar os 1.400, representado, portando, um recorde. Somente nesta terça-feira de carnaval, 200 pessoas deram entrada no HUT e somente 16 não tinham ingerido bebida alcoólica.
“Se agente juntar bebida alcoólica, falta de capacete e intolerância, cria-se os principais causadores desses desastre que temos nesses período”, completou o diretor-geral do HUT, que encontra-se com equipes reforçadas e deve continuar assim por mais 15 dias.