Após 10 anos de hiato, a Feira dos Municípios 2023 acontecerá em setembro com muitas atrações que representam a identidade do povo do Piauí. O evento é uma das exposições mais importantes do estado pois reúne cultura, costumes, as principais comidas típicas e outras peculiaridades dos municípios piauienses em um só lugar.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, em entrevista ao telejornal Agora, da Rede Meio Norte, revelou que o retorno do evento já estava previsto em seu plano de governo e agora, de fato, a Feira dos Municipios será novamente uma realidade no estado.
"Era um programa nosso de governo, estava nos nossos planos resgatar a feira dos municipios que é de grande importancia para o Piauí. Há mais de 10 anos não temos essa feira e o Piauí desde lá vem se destacando em diversos setores produtivos e com certeza abrilhantará ainda mais com os diversos municipios, com certeza sera um grande evento com todos os municipios", disse.
Além disso, ainda em entrevista à Meio Norte, o prefeito de Caridade do Piauí, informou que a Associação conta com um número historico de prefeitos filiados. No total, 203 prefeituras estão integradas às atividades da APPM.
"Temos a maior filiação da historia. São 203 filiados. Estamos buscando com mais colegas prefeitos que possam aderir as atividades da instituição, e temos avançado muito nesses 120 dias. Tanto o resgate da feira, como a supercopa da APPM, que integra os municipios, são ações que vem a fortalecer a municipalidade também com a representatividade da APPM. Temos muitos avanços, muitas coisas a mostrar aos gestores e mostrar a importância de ter essa entidade representativa dos municipios", informou Toninho.
Questionado a respeito da marcha dos prefeitos à Brasília, realizada no inicio deste ano, o presidente da APPM trouxe um balanço do que, efetivamente, foi resultado do movimento que mobilizou cerca de 130 gestores piauienses.
"Foi a maior presença piauiense em Brasília, mais de 130 gestores com suas equipes, mais de 400 piauienses fazendo parte da marcha. Essa foi uma marca para a instituição, para todos que participaram. Saimos de lá com a prorrogação da nova Lei de Licitações, que era um gargalo que muitos municipios não conseguiram se adequar à aplicação da nova legislação. Essa foi uma das vitórias para os municipios", finalizou.