Antônio José Medeiros critica a decisão de Moro contra Lula

Antônio José Medeiros critica a decisão de Moro contra Lula

Nesta quinta-feira (13), o presidente da Fundação Cepro, Antônio José Medeiros, esteve no Jornal Agora para comentar a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente Lula a 9 anos e meio na última quarta-feira (12). 

Antônio José Medeiros, que é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, negou que o partido viva seu pior momento com a condenação do ex-presidente Lula. De acordo com ele, os fatos estão mostrando que todo o sistema político brasileiro está afetado pela corrupção. 

"Paradoxalmente este não é o pior momento do PT. Eu acho que nas eleições de 86 foi o pior momento, que se refletiu nas eleições municipais. De lá para cá, na medida em que fica muito claro que corrupção não é sinônimo de PT, mas é sinônimo do sistema político brasileiro as coisas começam a ter outra configuração. Nós éramos a vitrine, todas as pedradas eram para nós, agora têm outras vitrines que estão dividindo as pedradas e talvez até com mais direito de levar essas pedradas”, afirmou. 

Ainda segundo Antônio José Medeiros, a decisão de Moro não foi uma surpresa. Para ele, o juiz age mais como um promotor que propriamente como um juiz nos processos que envolvem o ex-presidente Lula. 

"Para mim, não foi uma surpresa a sentença do Moro. Ele citou uma frase em inglês que diz que “por mais alto que você seja, a lei está sempre acima de você”, ele devia ter citado uma frase em italiano que diz “ a pior situação de um processo penal é quando o juiz se torna parte, porque a sua sentença ou será uma derrota ou será uma vitória”. Então, ele tinha que condenar o Lula para poder ganhar, ele deixou de ser juiz e passou a ser promotor” disse. 

O petista ainda destacou que a condenação do ex-presidente se deu pelo fato de ele ter origens populares e de esquerda. 

"O único presidente que ousaram condenar nesse país é de origem pobre e de esquerda. Não se trata de condenar um presidente, se trata de condenar um presidente de origem popular e de esquerda. Não mudou nada no Brasil, os pobres continuam condenados, sejam ex-presidentes ou não. Além daquilo que o Lula já falou, que na conjuntura o golpe precisa fechar, precisam impedi-lo de ser candidato” afirmou. 

Tópicos
SEÇÕES