Nesta terça-feira (11), o Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco) realizou uma operação para previnir e repreender os crimes contra bancos, caixas eletrônicos e carros-forte no Piauí. A ação resultou na prisão de Jairo William Ribeiro dos Santos, acusado de fazer parte de uma quadrilha especializada em ataques contra instituições financeiras no estado.
O acusado foi preso no Residencial Dom Avelar, na zona sul de Teresina. Com ele os policiais encontraram explosivos, um revolver calibre .38, além de outros objetos utilizados nos crimes.
De acordo com o coordenador do Greco, delegado Wíllame Moraes, o homem preso hoje é perigoso e tem uma ficha criminal extensa. O acusado, inclusive, já havia sido preso por participar de assalto milionário a uma granja na grande Teresina, no ano de 2013.
"O Jairo é uma pessoa perigosa, tem um vasto histórico criminal, mas, nós conseguimos localizá-lo e prendê-lo. Ele faz parte de uma quadrilha especializada no ataque a instituições financeiras, essa investigação já dura mais de 60 dias e durante toda ela nós prendemos sete pessoas, apreendemos cinco veículos, armamentos, munições e seis bananas de dinamite”, explicou o delegado.
Ainda segundo o coordenador da especializada, a Polícia Civil conseguiu se antecipar à ação dos criminosos, que já se preparavam para cometer novos crimes. Wíllame Moraes destacou que somente no primeiro semestre deste ano 75 pessoas foram presas por este tipo de crime no Piauí.
"O Greco está fazendo o mapeamento e o acompanhamento de algumas quadrilhas que atuam aqui, nós já conseguimos prender várias pessoas, só que desta vez nós estamos nos antecipando à ação destes criminosos”, afirmou.