As crianças do Lar Maria João de Deus enfrentam inúmeras dificuldades pela falta de estrutura no abrigo.
O Lar está totalmente abandonado. Por abrigar 53 crianças do sexo masculino e feminino, na faixa etária de 0 a 10 anos, é um órgão que precisa de constante ajuda e apoio por parte de políticas públicas de cunho social.
Por todo o abrigo, há rachaduras em várias paredes, a cerca elétrica não funciona mais e há risco de novos desabamentos. Recentemente o teto de um dos quartos desabou sob o berço de uma criança, que felizmente não foi atingida porque não estava no quarto no momento do desabamento.
Uma liminar foi expedida para que todas as crianças fossem transferidas até hoje (26), mas nada foi feito nesse sentido.
Em Teresina, o abrigo Reencontro foi construído e encontra-se desocupado. O abrigo não funciona enquanto a situação do Lar Maria João de Deus é lastimável.
Orlene Moreira, conselheira estadual da criança e do adolescente confirma a precariedade encontrada no abrigo Maria João de Deus.
Segundo ela, no abrigo falta estrutura de pessoal para cuidar das crianças, falta estrutura física e até mesmo alimentos.
“As pessoas que trabalham no Lar são totalmente comprometidas com a causa social e ajudam bastante , mas precisamos de muita ajuda. Segundo a lei, a criança é prioridade, mas isso não é constatado na prática”, disse Orlene Moreira.