De acordo com o Nucepe mais de 32 mil candidatos disputam 480 vagas no concurso público da Polícia Militar do Piauí. No caso do homens, a maior concorrência foi na cidade de Piripiri, 74 pessoas para uma vaga. Com as mulheres, a maior concorrência é em Parnaíba (221 pessoas para uma vaga). A primeira etapa do concurso acontece nesse domingo com a aplicação da prova objetiva.
Uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública para tratar sobre o esquema de segurança durante a aplicação das provas. Uma das novidades anunciada pelo secretário Fábio Abreu, foi o monitoramento de 80 pessoas que são acusadas de fraudes em concurso realizados no Piauí, como o concurso do Tribunal de Justiça, da Polícia Ciivl e do Corpo de Bombeiros.
"Já foi feito um levantamento pela Polícia Civil sobre esses indivíduos. Iremos identificar a comunicação entre aparelhos celulares e a presença ostensiva de policiais militares e civis", informou Fábio Abreu.
O reitor da Uespi Nouga Cardoso, deu alguns detalhes sobre como é possível detectar esquemas fraudulentos no concurso da Polícia Militar. " Através do trabalho da polícia e identificação de pessoas envolvidas em outras fraudes, o Nucepe já fez o cruzamento de informações e repassou para a polícia e não tenho dúvida de que se essas pessoas aparecerem, elas serão inviabilizadas de fazer qualquer ação fraudulenta", disse Nouga.
Ao todo, noventa locais de provas terão monitoramento da Polícia Militar durante as provas no próximo domingo.