Os R$ 300 milhões do empréstimo do Governo estadual com o Banco do Nordeste já estão liberados para o Piauí. O acordo foi assinado ontem entre o governador Wilson Martins (PSB) e o presidente do BNB, Roberto Smith, em Fortaleza. A contratação do montante em prazo recorde foi autorizada pela Assembléia Legislativa no mês passado.
O empréstimo já havia passado pelo crivo dos parlamentares em julho de 2009, porém apenas R$ 200 milhões foram aprovados. O Ronda Cidadão e o Piauí Estado Digital, os dois programas lançados este ano por Wilson na área da segurança e da inclusão digital, serão financiados com o dinheiro, que também será aplicado na recuperação e construção de 20 trechos rodoviários.
No encontro, Martins também discutiu o estudo de viabilidade econômica das bacias hidrográficas afluentes do Parnaíba e a agilização na implantação do Porto Seco de Teresina, considerado estratégico para o desenvolvimento do Estado.
As ações deverão ser firmadas com o BNB em parceria com a participação do setor privado. Um novo shopping em Teresina e a instalação de um moinho de trigo na capital foram alguns dos projetos discutidos. (S.B.)